08-Ligadura e ponto de aum..

LIGADURA E PONTO DE AUMENTO

Nesta aula veremos dois novos sinais usados na escrita da partitura. São a ligadura e o ponto de aumento.

Estes dois elementos não precisam necessáriamente ser escritos juntos, um é independente do outro. Eles estão sendo explicados na mesma aula somente pelo fato de em algumas veses seus efeitos se pareçam.

A ligadura nada mais é do que uma linha curva que colocada sobre ou sob notas de mesma entonação, isto é mesma posição na pauta, determina que o som de ambas as notas se somem.

Observe a pronúncia da nota, escrita sob a ligdura na figura abaixo.

O som das notas ligadas se une.

Clique na imagem para ampliar.
Se as notas que levam ligadura tiverem entonações diferentes, isto é posições diferentes na pauta, a função da ligadura será, neste caso, determinar que a passagem de uma nota para outra seja feita suavemente, será uma passagem quase que imperceptível de uma nota para a outra.

Observação; a ligadura pode ser colocada também sobre mais de uma nota, com mesmo nome ou não.

Seu efeito será, o mesmo citado nos exemplos acima. Se todas as notas tiverem o mesmo som, seus sons irão se somar um ao outro. Se as notas tiverem sons diferentes a passagem de uma para a outra será feita sem agressividade, o mais suave possível.




Fig. 02 Áudio

PONTO DE AUMENTO



Ponto de aumento nada mais é do que um ponto colocado à direita da cabeça da nota, que aumenta, à essa mesma nota,metade do seu valor.

VEJA

Fig. 03 Áudio

Analise:

Se a mínima, no exemplo acima, no primeiro compasso,tinha dois tempos de duração,no segundo compasso, já com o ponto de aumento, ela passou a ter três tempos. Seu valor normal, mais a metade dele, que nosse caso é mais um tempo. Daí a mínima pontuada ter três tempos. (SO O OL) Como visto no 2º compasso do exemplo.

O uso do ponto de aumento da ligadura ou de qualquer outro elemento da notação musical fica a critério de quem compõe o arranjo musical.(notação musical é tudo o que é usado para representar de forma escrita os sons musicais)

Não entendeu? vagnerbatera@msn.com

Aula anterior clique aqui!

Regras para comentários

Aula 9 clique aqui.