Pular para o conteúdo principal

13-Divisão rítmica (exercício)

Para que você não tenha dificuldades de entender e executar os exercícios de leitura rítmica aqui propostos, aqui vai uma breve explicação sobre como interpretar as diferentes combinações de figuras de som.
Assim como nós, ao aprendermos a ler, juntamos as letras e sílabas, com seus diferentes sons, para formar as palavras; Assim também, na construção do ritmo é preciso juntar as diferentes figuras de som e pausa e respeitar suas durações.

O que quero dizer com isso é que pra você ter mais fluência na leitura dos ritmos, você precisa tratar figuras de som como se fossem letras, e as combinações dessas figuras como se fossem sílabas, cada uma com seu som.

Abaixo, estão alguns exemplos de diferentes combinações de figuras de som e sob cada uma delas, um link para você poder baixar o áudio e ouvir a execução de cada (sílaba).







Você pode baixar ou ouvir diretamente do 4shared.com o áudio das células rítmicas, olhando para a respectiva figura enquanto exercita cada um dos exemplos.

Agora que já ouviu a execução de algumas células rítmicas (sílabas), faça os exercícios abaixo até que você adquira fluência na leitura.
Para ampliar as imagens e facilitar a visualização; Clique nelas.



Espero que tenha conseguido executar os exercícios.
Elabore exercícios como este, usando diferentes combinações de figuras de som e pausa.
Chegará um momento em que você irá adquirir uma excelente leirura.


Postagens mais visitadas deste blog

12- Exercícios de solfejo

Olá! Neste capítulo, são apresentadas 9 lições de solfejo. O objetivo é proporcionar a você a oportunidade de poder por em prática algo do que pode aprender sobre música atá agora, seja neste blog ou em outras fontes de consulta. SOLFEJO Consiste em entoar as notas das melodias propostas, respeitando sua altura correta, e sua divisão ritmica. Somente intensificando o contato com a música, é que alcançamos degraus mais altos em nossa evolução musical. Como próxima matéria, serão apresentadas lições de divisão rítmica, o que irá ajudá-lo(a) ainda mais no objetivo de tocar algum instrumento, ou simplesmente de ler bem uma partitura. Abaixo de cada figura, será colocado um link para que se possa baixar o áudio da figura sob a qual o link estiver. Vale lembrar que cada link, é próprio de uma figura. Cada figura terá seu arquivo de áudio. Se você achar que as imagens estão pequenas, dificultando seu estudo, basta clicar sobre elas para ampliá-las.

14-Clave de fá e linhas suplementares

Clave é o símbolo gráfico usado no início da pauta que nos serve de referência para darmos nomes às notas musicais escritas na pauta (lembra?) . Pois bem! Existem três diferentes claves que podem ser escritas em 7 diferentes posições na pauta. A clave de SOL , só pode ser escrita na segunda linha da pauta, a clave de DÓ pode ser escrita na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª linhas da pauta e a clave de FÁ pode ser escrita na 3ª e 4ª linhas da pauta, perfazendo um total de sete posições diferentes em que as claves podem ser escritas. Mas, antes de falarmos sobre a clave de FÁ na 4ª linha, falaremos um pouco sobre as vozes humanas. Vozes humanas são classificadas de acordo com sua altura ( agudas médias ou graves) , e timbre. Nessa classificação elas recebem diferentes nomes que vão designar sua altura na "Escala geral" (conjunto de todos os sons que o ouvido humano pode classificar e analisar. São no total 97 sons incluindo os sustenidos/bemóis) . As vozes masculinas, são classifi