Pular para o conteúdo principal

09-Colcheia

As figuras de som estão sendo apresentadas de maniera gradativa.

Primeiro vimos a relação entre a semibreve, mínima, e semínima. Suas diferentes durações e suas pausas.

Todas elas foram vistas em um mesmo capítulo por serem mais simples de se compreender.

As demais figuras de som (colcheia, semicolcheia, fusa , semifusa) e suas respectivas pausas vão ser explicadas uma de cada vez. Neste capítulo veremos apenas a colcheia.
Já deu pra perceber que a relação entre as figuras de som é, basicamente, que uma é a metade da outra.
Exemplo:


A mínima (dois tempos) é metade da semibreve(quatro tempos), logo para termos a duração de uma semibreve precisamos das duas metades dela, ou seja duas mínimas.





Veja agora a relação entre mínima e semínima. A semínima é a metade da mínima, daí para completar a duração da mínima são precisas duas semínimas.
VEJA:









Com a colcheia, em relação a semínima, acontece o mesmo. A colcheia é a metade da semínima, por isso para completar a duração de uma semínima são precisas duas colcheias.
EXEMPLO:


Se a semínima tem duração de um segundo , a colcheia terá duração de meio segundo cada.
As duas colcheias devem ser tocadas no tempo de uma semínima.


Clique na imagem para ampliar.

Observe que no último compasso, cada colcheia vale meio tempo. Portanto em cada tempo teremos duas colcheias 1e, 2e, 3e, 4e, (Táta, Táta, Táta, Táta).


No exemplo acima cada compasso tem apenas quatro tempos, então as oito colcheias do ultimo compasso, deverão ser executadas em quatro tempos. E a duração de todas as colcheias deve ser a mesma.



Clique na imagem para ampliar.

Repare na figura acima que no segundo compasso, onde cai a pausa de colcheia ( vogal e),não há som , apenas contagem de tempo. tá, e - tá, e - tá, e - tá, e

Clique na imagem para ampliar.
Repare que neste outro exemplo, acima, no segundo compasso as colcheias são tocadas no que chamamos, a contratempo, ou seja elas são executadas na segunda metade de cada tempo . 1,tá - 2,tá - 3,tá - 4,tá.
Tudo isso passará a fazer mais sentido conforme você for praticando.



Não entendeu? vagnerbatera@msn.com

Postagens mais visitadas deste blog

12- Exercícios de solfejo

Olá! Neste capítulo, são apresentadas 9 lições de solfejo. O objetivo é proporcionar a você a oportunidade de poder por em prática algo do que pode aprender sobre música atá agora, seja neste blog ou em outras fontes de consulta. SOLFEJO Consiste em entoar as notas das melodias propostas, respeitando sua altura correta, e sua divisão ritmica. Somente intensificando o contato com a música, é que alcançamos degraus mais altos em nossa evolução musical. Como próxima matéria, serão apresentadas lições de divisão rítmica, o que irá ajudá-lo(a) ainda mais no objetivo de tocar algum instrumento, ou simplesmente de ler bem uma partitura. Abaixo de cada figura, será colocado um link para que se possa baixar o áudio da figura sob a qual o link estiver. Vale lembrar que cada link, é próprio de uma figura. Cada figura terá seu arquivo de áudio. Se você achar que as imagens estão pequenas, dificultando seu estudo, basta clicar sobre elas para ampliá-las.

14-Clave de fá e linhas suplementares

Clave é o símbolo gráfico usado no início da pauta que nos serve de referência para darmos nomes às notas musicais escritas na pauta (lembra?) . Pois bem! Existem três diferentes claves que podem ser escritas em 7 diferentes posições na pauta. A clave de SOL , só pode ser escrita na segunda linha da pauta, a clave de DÓ pode ser escrita na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª linhas da pauta e a clave de FÁ pode ser escrita na 3ª e 4ª linhas da pauta, perfazendo um total de sete posições diferentes em que as claves podem ser escritas. Mas, antes de falarmos sobre a clave de FÁ na 4ª linha, falaremos um pouco sobre as vozes humanas. Vozes humanas são classificadas de acordo com sua altura ( agudas médias ou graves) , e timbre. Nessa classificação elas recebem diferentes nomes que vão designar sua altura na "Escala geral" (conjunto de todos os sons que o ouvido humano pode classificar e analisar. São no total 97 sons incluindo os sustenidos/bemóis) . As vozes masculinas, são classifi

13-Divisão rítmica (exercício)

Para que você não tenha dificuldades de entender e executar os exercícios de leitura rítmica aqui propostos, aqui vai uma breve explicação sobre como interpretar as diferentes combinações de figuras de som. Assim como nós, ao aprendermos a ler, juntamos as letras e sílabas, com seus diferentes sons, para formar as palavras; Assim também, na construção do ritmo é preciso juntar as diferentes figuras de som e pausa e respeitar suas durações. O que quero dizer com isso é que pra você ter mais fluência na leitura dos ritmos, você precisa tratar figuras de som como se fossem letras, e as combinações dessas figuras como se fossem sílabas, cada uma com seu som. Abaixo, estão alguns exemplos de diferentes combinações de figuras de som e sob cada uma delas, um link para você poder baixar o áudio e ouvir a execução de cada ( sílaba ). Aprenda a baixar o áudio. Áudio com a execução da semibreve. Áudio com a execução da mínima. Áudio com a execução da semínima. Áudio