09-Colcheia

As figuras de som estão sendo apresentadas de maniera gradativa.

Primeiro vimos a relação entre a semibreve, mínima, e semínima. Suas diferentes durações e suas pausas.

Todas elas foram vistas em um mesmo capítulo por serem mais simples de se compreender.

As demais figuras de som (colcheia, semicolcheia, fusa , semifusa) e suas respectivas pausas vão ser explicadas uma de cada vez. Neste capítulo veremos apenas a colcheia.
Já deu pra perceber que a relação entre as figuras de som é, basicamente, que uma é a metade da outra.
Exemplo:


A mínima (dois tempos) é metade da semibreve(quatro tempos), logo para termos a duração de uma semibreve precisamos das duas metades dela, ou seja duas mínimas.





Veja agora a relação entre mínima e semínima. A semínima é a metade da mínima, daí para completar a duração da mínima são precisas duas semínimas.
VEJA:









Com a colcheia, em relação a semínima, acontece o mesmo. A colcheia é a metade da semínima, por isso para completar a duração de uma semínima são precisas duas colcheias.
EXEMPLO:


Se a semínima tem duração de um segundo , a colcheia terá duração de meio segundo cada.
As duas colcheias devem ser tocadas no tempo de uma semínima.


Clique na imagem para ampliar.

Observe que no último compasso, cada colcheia vale meio tempo. Portanto em cada tempo teremos duas colcheias 1e, 2e, 3e, 4e, (Táta, Táta, Táta, Táta).


No exemplo acima cada compasso tem apenas quatro tempos, então as oito colcheias do ultimo compasso, deverão ser executadas em quatro tempos. E a duração de todas as colcheias deve ser a mesma.



Clique na imagem para ampliar.

Fig. 05 Áudio


Repare na figura acima que no segundo compasso, onde cai a pausa de colcheia ( vogal e),não há som , apenas contagem de tempo. tá, e - tá, e - tá, e - tá, e

Clique na imagem para ampliar.

Fig. 06 Áudio

Repare que neste outro exemplo, acima, no segundo compasso as colcheias são tocadas no que chamamos, a contratempo, ou seja elas são executadas na segunda metade de cada tempo . 1,tá - 2,tá - 3,tá - 4,tá.

Tudo isso passará a fazer mais sentido conforme você for praticando.


Não entendeu? vagnerbatera@msn.com