Pular para o conteúdo principal

11B - Bequadro

Dando continuidade à matéria; sustenido e bemol, iremos tratar sobre um assunto de igual importância, que é o Bequadro.


Seu efeito é bem simples de entender.

Ele só atua sobre notas alteradas, e o que ele faz é, simplesmente, anular qualquer efeito de qualquer uma das alterações que haja nas notas, seja a alteração um #, b, x, ou bb.


Exemplo:

Uma nota dó dobrado sustenido, teria o som da nota ré. Com o bequadro, essa nota passaria a ter o som da nota dó natural (sem alteração alguma) .
Pois o bequadro anulou o efeito do dobrado sustenido que estava elevando a nota em dois semitons.



Vale lembrar que o efeito do bequadro será válido e aplicável , à nota que recebeu o bequadro, e às demais notas após ele, que estiverem dentro do mesmo compasso onde ele estiver escrito; e seu efeito irá atuar sobre todas as notas de mesmo nome daquela sobre a qual ele foi escrito até que haja indicação contrária ou o compasso termine.

Observe!



Todas as notas que estão dentro do compasso mostrado no exemplo acima, serão DÓ bequadro (ou dó natural). Com exeção daquela que está com o dobrado sustenido.
O efeito do bequadro aplica-se a todas as demais notas de mesmo nome da alterada, após ele. No caso acima, somente o primeiro não será dó natural e sim DÓ dobrado sustenido.
Todas as demais notas do compasso serão bequardo.




Postagens mais visitadas deste blog

12- Exercícios de solfejo

Olá! Neste capítulo, são apresentadas 9 lições de solfejo. O objetivo é proporcionar a você a oportunidade de poder por em prática algo do que pode aprender sobre música atá agora, seja neste blog ou em outras fontes de consulta. SOLFEJO Consiste em entoar as notas das melodias propostas, respeitando sua altura correta, e sua divisão ritmica. Somente intensificando o contato com a música, é que alcançamos degraus mais altos em nossa evolução musical. Como próxima matéria, serão apresentadas lições de divisão rítmica, o que irá ajudá-lo(a) ainda mais no objetivo de tocar algum instrumento, ou simplesmente de ler bem uma partitura. Abaixo de cada figura, será colocado um link para que se possa baixar o áudio da figura sob a qual o link estiver. Vale lembrar que cada link, é próprio de uma figura. Cada figura terá seu arquivo de áudio. Se você achar que as imagens estão pequenas, dificultando seu estudo, basta clicar sobre elas para ampliá-las.

13-Divisão rítmica (exercício)

Para que você não tenha dificuldades de entender e executar os exercícios de leitura rítmica aqui propostos, aqui vai uma breve explicação sobre como interpretar as diferentes combinações de figuras de som. Assim como nós, ao aprendermos a ler, juntamos as letras e sílabas, com seus diferentes sons, para formar as palavras; Assim também, na construção do ritmo é preciso juntar as diferentes figuras de som e pausa e respeitar suas durações. O que quero dizer com isso é que pra você ter mais fluência na leitura dos ritmos, você precisa tratar figuras de som como se fossem letras, e as combinações dessas figuras como se fossem sílabas, cada uma com seu som. Abaixo, estão alguns exemplos de diferentes combinações de figuras de som e sob cada uma delas, um link para você poder baixar o áudio e ouvir a execução de cada ( sílaba ). Aprenda a baixar o áudio. Áudio com a execução da semibreve. Áudio com a execução da mínima. Áudio com a execução da semínima. Áudio

17-Adamento

Andamento Cada estilo de música tem uma velocidade característica. São inúmeros os tipos de rítmo e as variações de velocidade dentro de cada um deles. À velocidade em que uma música é tocada, chamamos andamento. A velocidade do andamento de uma música é medida em BPM, (B atidas Por Minuto) . Exemplo: Se marcarmos em um relógio, um minuto, temos sessenta segundos. Tazendo isso para o raciocínio das batidas por minuto, BPM , e transformando cada segundo em uma batida, ou um tempo, teremos sessenta BPM, batidas por minuto. Sessenta batidas por minuto é um exemplo de velocidade lenta usada em música. Nesta aula iremos aprender a identificar e representar na prtitura os diferentes andamentos, as diferentes velocidades imprimidas em uma música. Os andamentos se dividem em três grupos básicos: Andamentos lentos Andamentos médios Andamentos rápidos Dentro de cada um desses 3 grupos (lentos, médios e rápido) existem variações de velocidade. An